Dr. Leonardo cobra celeridade em projeto de combate à corrupção na saúde

February 14, 2019

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) usou a tribuna da Câmara Federal, nesta quinta-feira (14.02), para pedir celeridade na tramitação do PL 379/2019, de sua autoria, que busca inserir no rol dos crimes hediondos (Lei nº 8.072/1990) os crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, e os crimes contra licitações relativos a contratos, programas e ações nas áreas da saúde pública.

 

Ao defender o chamado PL em Defesa da Saúde Pública, o parlamentar lembrou que combater a má-utilização dos recursos públicos no setor da saúde é um anseio da população e que, por isso, o Congresso Nacional deve trabalhar para honrar os votos confiados.

 

“O roubo e o mau uso dos recursos públicos, presentes diariamente nas manchetes dos jornais, se apresentam como obstáculo para o aprimoramento das políticas públicas setoriais, ao mesmo tempo em que acarretam a morte de milhares de cidadãos que dependem do SUS. Por isso, a principal cobrança da população na área da saúde para nós, políticos, é a aplicação de medidas de combate à corrupção no setor”, afirmou Dr. Leonardo.

 

Para sustentar sua afirmação, o deputado federal citou uma pesquisa divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada pelo Instituto Datafolha, em 2018. De acordo com o levantamento, o setor da saúde foi apontado como prioridade máxima do governo federal por 39% das pessoas entrevistadas, ficando à frente de educação (29%), combate à corrupção (14%) e combate ao desemprego (14%). Nesse universo, 26% das pessoas cobram a aplicação de medidas de combate à corrupção.

 

Dr. Leonardo lembrou ainda que, como deputado estadual, apresentou mais de mil indicações envolvendo temas de saúde pública em Mato Grosso. “Conduzimos a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Sociais de Saúde (OSSs) e descortinamos situações absurdas que resultaram no roubo de mais de R$ 200 milhões dos cofres públicos. Foi um trabalho árduo que foi encaminhado para o Ministério Público do Estado (MPE), Delegacia Fazendária, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Secretaria de Estado de Saúde (SES) para medidas cabíveis”, relatou.

 

Por fim, o deputado federal reforçou o compromisso de continuar a luta pela saúde pública no Congresso Nacional, apresentando projetos e exercendo o papel fiscalizador.

 

“Continuo ao lado daquelas pessoas que sabem que a boa aplicação dos recursos públicos resultará em melhores hospitais, na redução do tempo de espera por consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos que vão garantir o direito à saúde. Motivação e empenho não me faltam para continuar defendendo a saúde pública”, finalizou.

 

Leia o projeto:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2191045

 

 

Confira o discurso do deputado Dr. Leonardo em defesa da saúde pública https://youtu.be/mM7fHMayaLQ

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags