Dr. Leonardo conquista apoio da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde

February 20, 2019

 

 

Valorização da saúde preventiva nas políticas nacionais, melhoria das condições de trabalho e implantação de um piso salarial nacional foram algumas das pautas entregues pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), nesta quarta-feira (20.02), ao deputado federal Dr. Leonardo (SDD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Câmara Federal. O parlamentar de Mato Grosso reafirmou o compromisso de lutar pelas categorias em Brasília, bem como estimular a criação de novas frentes nos Estados.

 

“Nós vamos trabalhar para fazer uma interlocução com o Ministério da Saúde. Precisamos avançar tanto nas melhorias do Plano Nacional de Saúde Familiar, quanto na valorização do profissional que é a ponta de lança da saúde pública. Será a continuidade de importante trabalho que iniciamos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde criamos a primeira Frente em nível estadual e tivemos muitos avanços”, afirma Dr. Leonardo.

 

Durante o encontro, representantes dos ACS de todo o Brasil aproveitaram para convidar o presidente da Frente Parlamentar para participar de um grande evento que a categoria planeja para o mês de março, em Brasília. São esperados mais de mil agentes de saúde de todo o país no encontro.

 

“Estamos aqui representados por todos Estados brasileiros em nossa diretoria. Viemos aqui hoje para entregar ao nosso presidente da Frente Parlamentar nossas demandas e dizer que a Confederação está aberta para que possamos trabalhar juntos”, afirmou Marivalda Pereira, vice-presidente da CONACS.

 

Uma das frentes de trabalho será buscar a valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias através da capacitação profissional, com a implantação de um curso técnico voltado aos ACS e ACE. Também será proposto um modelo de qualificação continuada.

 

No âmbito trabalhista, o objetivo é a inclusão desses profissionais dentro da Lei de Atividade Insalubre, debater a regulamentação da data base e do indexador de reajuste do Piso Salarial Nacional, bem como regularizar o vínculo empregatício dos agentes junto às prefeituras municipais. 

 

“Os trabalhos já iniciaram. Este será um espaço muito importante de articulação política e de debates para a defesa da saúde preventiva. Iremos debater projetos voltados à valorização profissional e buscaremos garantias de recursos para os profissionais que atuam no sistema de saúde pública em todo território nacional. Temos ainda a missão de acompanhar e cobrar a execução dos avanços normativos já conquistados”, disse Dr. Leonardo. 

 

Além do Dr Leonardo, compõe a Mesa Diretora da Frente o deputado federal Júlio César (PSD-PI) como vice-presidente da região Nordeste; o deputado federal Alcides Rodrigues (PRP-GO), como vice-presidente do Centro-Oeste; o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD-RJ) liderando a região Sudeste I e o deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) na região Sudeste II; a deputada federal Carmem Zanotto (PPS-SC) como vice-presidente da região Sul; e o deputado federal Otaci Nascimento (Solidariedade-RR), vice-presidente da região Norte.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 21, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags