Em ato nacional, Dr. Leonardo defende valorização de ACS e ACEs

May 6, 2019

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias promoveram no Plenário da Câmara Municipal de Trindade (GO), um Ato Solene de Homenagem à Memória a Ruth Brilhante, agente de saúde, moradora de Trindade, falecida em 2017, conhecida pela liderança nacional entre os profissionais. Ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) participou do encontro na sexta-feira (03/05) com representantes classistas, autoridades políticas de todo o país e membros da categoria.

 

Presidente da Frente Parlamentar no Congresso Nacional que trata das demandas dos agentes, o parlamentar reforçou o compromisso com as causas que estão diretamente ligadas ao aprimoramento da saúde pública.

 

“Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Câmara dos Deputados reforço o nosso compromisso de trabalhar por vocês. Nossa causa é sinônima de defesa da saúde pública”, afirmou Dr. Leonardo.

 

A presidente da Federação dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate a Endemias agradeceu a Câmara por sediar o evento e se emocionou ao lembrar-se da amiga de batalha, disse que “a luta não é em vão, e que como diria Ruth Brilhante: a união faz a força”, afirmou Márlucia Rodirgues, seguida de um grande coro dos presentes.

 

O presidente da Câmara, vereador Jeann Carlos, destacou a importância do trabalho de Ruth para Trindade. “Ela sempre lutou para que as demandas e necessidades da categoria fossem atendidas. Tenho enorme satisfação, enquanto presidente da Câmara, em receber um evento desse porte. Parabéns à categoria que tanto luta por seus direitos.”

 

Dr. Leonardo destacou que, além da pauta dos projetos e articulações junto ao Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de saúde, está empenhado em defender os profissionais que trabalham pela saúde pública dentro da Reforma da Previdência.

 

“Estamos em um momento delicado de discussões. Não podemos permitir retrocessos. É por isso que aprovei na Comissão de Seguridade Social a realização de Audiência Pública para que o Congresso Nacional debata melhor a situação dos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde para afastar eventuais riscos de perda de direitos na Reforma. Tenham certeza de que vocês já têm uma voz defendendo as categorias na Reforma da Previdência”, discursou durante o evento.

 

O parlamentar aproveitou a oportunidade para informar que solicitou mais uma audiência com o Ministério da Saúde para tratar da adequação da portaria que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica (Portaria 2436/2017) à lei Ruth Brilhante (Lei 13.595/18), aprovada no final do

no passado.

 

Com uma vida dedicada a batalhar por valorização, Ruth recebeu o reconhecimento de suas batalhas no final de 2017, ao ter a Lei 13.595, denominada Lei Ruth Brilhante, uma lei que reformula a carreira de agentes de saúde e endemias.Assessoria com Câmara de Trindade

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags