Festa do Taquaral passa a ser Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso

May 13, 2019

 

A Tradicional Festa do Taquaral, realizada na comunidade de mesmo nome, no município de Cáceres, agora é  Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso por força da Lei Estadual 10.883, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) de quando ainda era parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

“A Festa do Taquaral é um patrimônio imaterial de Mato Grosso e fico feliz que os deputados estaduais da atual legislatura entenderam isso e aprovaram o projeto de lei e que o governador tenha sancionado. Precisamos preservar a história, ter respeito com o passada para produzir um futuro com identidade”, afirmou o parlamentar.

 

Para Dr. Leonardo, essas manifestações culturais ajudam a construir a identidade tradicional, bem como impulsiona a economia de comunidades tradicionais. A Comunidade Tradicional do Taquaral passa estudos, desde 2017, para ser tombada como Patrimônio Histórico.

 

Originada de uma sesmaria em região de morraria, a comunidade é região de cultivo de alimentos desde a os períodos de colonização. Uma imagem de Nossa Senhora do Carmo foi levada a pequena capela do local em procissão e passou a atrair fiéis.

 

Atualmente, a festa dura três dias e conta com muito cururu, siriri e outras manifestações tradicionalmente mato-grossenses.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags