Festa do Taquaral passa a ser Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso

May 13, 2019

 

A Tradicional Festa do Taquaral, realizada na comunidade de mesmo nome, no município de Cáceres, agora é  Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso por força da Lei Estadual 10.883, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) de quando ainda era parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

“A Festa do Taquaral é um patrimônio imaterial de Mato Grosso e fico feliz que os deputados estaduais da atual legislatura entenderam isso e aprovaram o projeto de lei e que o governador tenha sancionado. Precisamos preservar a história, ter respeito com o passada para produzir um futuro com identidade”, afirmou o parlamentar.

 

Para Dr. Leonardo, essas manifestações culturais ajudam a construir a identidade tradicional, bem como impulsiona a economia de comunidades tradicionais. A Comunidade Tradicional do Taquaral passa estudos, desde 2017, para ser tombada como Patrimônio Histórico.

 

Originada de uma sesmaria em região de morraria, a comunidade é região de cultivo de alimentos desde a os períodos de colonização. Uma imagem de Nossa Senhora do Carmo foi levada a pequena capela do local em procissão e passou a atrair fiéis.

 

Atualmente, a festa dura três dias e conta com muito cururu, siriri e outras manifestações tradicionalmente mato-grossenses.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Deputado Dr. Leonardo destina R$ 250 mil para saúde de Água Boa

January 13, 2020

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo