Dr. Leonardo debate  integração social com Grupo de União e Consciência Negra

May 14, 2019

 

 

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) recebeu representantes do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) nesta segunda-feira (13), aniversário de 131 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão, mas não dispôs formas de integrar a população negra ao convívio social com dignidade. O parlamentar garantiu dar apoio às pautas as lutas históricas da população negra em Mato Grosso.

 

“Tive a honra de debater a inclusão da população negra no processo social com o Grucon em pleno dia 13 de maio, essa data tão controversa. Em 1888, nessa mesma data, foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão, mas não criou condições nenhuma para a integração social. Ainda temos muito que discutir e avançar nesse tema, mesmo já tendo se passado 131 anos”, afirmou Dr. Leonardo.

 

O Grucon foi fundado em 1983 e nesses 36 anos de existência assumiu papel de protagonismo nas discussões sobre racismo e inclusão social da população negra. A história do grupo inspirou o surgimentos de vários novos coletivos de luta em Mato Grosso.

 

Estiveram presentes na reunião o presidente do Grucon, Edvande Pinto de França, o vice-presidente Antonio Santana, a secretária-geral Janaina Hellwich e o projetista Paulo Morais.

 

Além de discutir o compromisso do parlamentar com a população negra, eles também pediram apoio para reformar a sede do Grucon, espaço usado para cursos de informática, pré vestibular, capoeira, etc. A estrutura física do local, que atende a população negra de forma gratuita, precisa de manutenção há uma década.





 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Deputado Dr. Leonardo destina R$ 250 mil para saúde de Água Boa

January 13, 2020

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo