Dr. Leonardo debate  integração social com Grupo de União e Consciência Negra

May 14, 2019

 

 

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) recebeu representantes do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) nesta segunda-feira (13), aniversário de 131 anos da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão, mas não dispôs formas de integrar a população negra ao convívio social com dignidade. O parlamentar garantiu dar apoio às pautas as lutas históricas da população negra em Mato Grosso.

 

“Tive a honra de debater a inclusão da população negra no processo social com o Grucon em pleno dia 13 de maio, essa data tão controversa. Em 1888, nessa mesma data, foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão, mas não criou condições nenhuma para a integração social. Ainda temos muito que discutir e avançar nesse tema, mesmo já tendo se passado 131 anos”, afirmou Dr. Leonardo.

 

O Grucon foi fundado em 1983 e nesses 36 anos de existência assumiu papel de protagonismo nas discussões sobre racismo e inclusão social da população negra. A história do grupo inspirou o surgimentos de vários novos coletivos de luta em Mato Grosso.

 

Estiveram presentes na reunião o presidente do Grucon, Edvande Pinto de França, o vice-presidente Antonio Santana, a secretária-geral Janaina Hellwich e o projetista Paulo Morais.

 

Além de discutir o compromisso do parlamentar com a população negra, eles também pediram apoio para reformar a sede do Grucon, espaço usado para cursos de informática, pré vestibular, capoeira, etc. A estrutura física do local, que atende a população negra de forma gratuita, precisa de manutenção há uma década.





 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags