Dr. Leonardo apoiou aprovação da Política Nacional de prevenção do diabetes

October 2, 2019



 

 


Defensor da saúde pública no Congresso Nacional, o deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) apoiou a aprovação, nesta terça-feira (01.10), da proposta que cria a política nacional de prevenção do diabetes e de assistência integral à saúde da pessoa portadora de diabetes (Projeto de Lei 6754/13). A matéria será enviada à sanção presidencial.

O deputado acompanhou parecer favorável da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que recomendou a aprovação de uma emenda do Senado ao texto, aprovado anteriormente pela Câmara em 2017.

“Fico muito feliz em poder legislar em prol do fortalecimento das políticas de saúde pública. Apoiar a aprovação da política nacional de prevenção e de assistência integral à saúde da pessoa portadora de diabetes é contemplar milhares de mato-grossenses e brasileiros que necessitam de atendimento com dignidade”, afirmou Dr. Leonardo.

O parlamentar é autor da Lei Estadual 10.598/2017, que institui o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio em Mato Grosso, um projeto que surgiu no mandato de deputado estadual que agora é lei.

Conforme Projeto de Lei 6754/13, a política incluirá a realização de campanhas de conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente e controlar os níveis glicêmicos. As diretrizes que permanecem no texto que será enviado à sanção preveem:

- a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde;

- a ênfase nas ações coletivas e preventivas, na promoção da saúde e da qualidade de vida, na multidisciplinaridade e no trabalho intersetorial em equipe;

- o desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, abertos à participação da sociedade;

- o apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico voltado para o enfrentamento e o controle do diabetes, dos problemas com ele relacionados e de seus determinantes; e

- a formação e educação continuada de profissionais, pacientes, familiares e cuidadores, visando ao melhor controle da enfermidade e à prevenção de complicações.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Deputado Dr. Leonardo destina R$ 250 mil para saúde de Água Boa

January 13, 2020

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload