Instalada Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Portadores de Psoríase e Artrite Psoriática

October 30, 2019

 

 

 

Ela acomete não apenas a pele, mas o equilíbrio emocional e convívio social. A gravidade do assunto e a necessidade de serem criadas políticas públicas em relação ao tratamento da doença motivaram a criação da Frente Parlamentar Mista Nacional em Defesa dos Portadores de Psoríase e Artrite Psoriática. Lançada no Dia Mundial da Psoríase (29.10) na Câmara dos Deputados, a frente será presidida pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).

 

A doença – considerada crônica, autoimune e não contagiosa – afeta a pele de cerca de 3% da população mundial, o que significa 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

Conforme observou a presidente da Associação Psoríase Brasil, Gladis Lima, a psoríase se manifesta, predominantemente, por lesões arredondadas, avermelhadas e descamativas na pele, que geralmente aparecem nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. 

 

Ele lembrou a dificuldade, hoje, de contar com políticas públicas que sejam voltadas aos pacientes. “Para conseguir ser ouvido, o paciente tenta diversas vezes e desiste. É preciso um trabalho na atenção primária. Precisamos ter uma base de dados, identificar os pontos críticos e fazer mais campanhas de esclarecimento. É uma doença impactante em termos físicos e mentais”, afirmou.

 

Médico por formação, Dr. Leonardo observou que a psoríase não é contagiosa e não tem cura, mas com tratamento adequado pode ser controlada proporcionando, assim, qualidade de vida aos pacientes. 

 “É fundamental que o poder público seja capaz de proporcionar uma vida mais tranquila e próxima da normalidade para as pessoas que têm a doença. Me sinto grato por ter a oportunidade de trabalhar por uma causa tão nobre que vai beneficiar milhares de pessoas em todo o país”, afirmou Dr. Leonardo. 

 

Colegiado suprapartidário - Frente parlamentar é uma associação de deputados de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo.

Entenda mais: http://www.psoriasebrasil.org.br/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 21, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags