Dr. Leonardo luta para Cáceres conquistar título de Capital Nacional da Pesca Esportiva

November 8, 2019

RECONHECIMENTO

 

 

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 5883/2019, de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), que tem por objetivo conferir ao município de Cáceres/MT o título de Capital Nacional da Pesca Esportiva.

 

Em Mato Grosso, o parlamentar foi autor da iniciativa que originou a Lei 10.933/2019 que oficializa da cidade como Capital Estadual da Pesca Esportiva. Em vigor desde 23 de agosto deste ano, a legislação foi apresentada ainda no mandato de deputado estadual do médico Dr. Leonardo.

 

“Além de uma homenagem e reconhecimento à nossa querida Cáceres, tenho trabalhado na base legislativa de um dos principais produtos turísticos de Mato Grosso e do Brasil que é a pesca esportiva na cidade. Com uma legislação estadual e, agora, com o projeto nacional quero fortalecer o município na luta por recursos junto ao Governo Federal para investimentos no turismo e, dessa forma, geração empregos, renda e desenvolvimento regional”, afirmou Dr. Leonardo. 

 

Conforme o deputado relata em seu projeto, o município de Cáceres, que está distante 214 km de Cuiabá (Capital de Mato Grosso), já foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional da Pesca Esportiva pelo Instituto Rank Brasil após 03 anos de estudos. O levantamento levou em conta a aptidão da cidade para a pesca, o número de estabelecimentos voltados para a pesca esportiva, os profissionais envolvidos e o número de participantes que fizeram de Cáceres a maior capital de pesca esportiva do Brasil. Estima-se que o turismo de pesca gera em torno de 2.500 empregos diretos e indiretos.

 

O município ainda realiza anualmente o Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe). Em 1992, o festival entrou para o Guinness Book como o maior festival de pesca embarcada em água doce do mundo e, na edição de 2017, foi considerado o maior campeonato nacional na categoria sênior e o maior campeonato de pesca esportiva infantojuvenil do país. 

 

As várias edições do FIPe vem consagrando a valorização da história, da cultura e da gastronomia do município, da riqueza da fauna e flora do Pantanal e dos diversos pontos turísticos de belezas naturais, bem como do destino Cáceres, que integra os 65 Municípios Indutores do Turismo do Brasil, consolidado Ministério do Turismo. 

 

“Assim é vital o reconhecimento deste título que tem o condão de fortalecer o turismo do município, além de ampliar ações socioambientais que geram empregos e desenvolvimento para todo Estado de Mato Grosso, além de fazer jus à sua população, que tanto trabalha para o crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso. Assim sendo, não restam dúvidas da necessidade da aprovação do Projeto de Lei em tela e para tanto solicito a anuência dos Nobres Pares”, defende Dr. Leonardo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags