Dr. Leonardo emplaca terceira Audiência Pública na CPMI das Fake News

December 2, 2019

INVESTIGAÇÃO

 

 

A CPI Mista das Fake News tem audiência pública nesta terça-feira (03.12) com a presença de jornalistas investigativos e representantes de entidades profissionais. Essa será a terceira iniciativa do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) acatada por parlamentares de todo o Brasil. 

 

 

Os debatedores convidados são de veículos de imprensa voltados para o trabalho de desmentir as notícias falsas publicadas na internet. Serão ouvidos: representante da Agência Lupa, Natália Levien Leal; a diretora-executiva do portal "Aos Fatos", Nalon Xavier; representante do serviço "Fato ou Fake",  do portal G1, Thiago Reis. 

 

Além disso, a convite das deputadas Luizianne Lins (PT-CE) e Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI Mista, participam da Audiência o representante da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Arnaldo Cesar Ricci Jacob; e o vice-presidente da Regional Centro-Oeste da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Gésio Passos.

 

Os requerimentos do parlamentar de Mato Grosso visam discutir uma medida prática já adotada pelos veículos de comunicação contra a repercussão das notícias falsas: o “Fact Checking”, uma checagem de fatos, histórias, dados, pesquisas e registros. 

 

“Diante de tantas informações contestáveis que circulam na internet, os instrumentos de prestação de contas são elementos essenciais tanto para o controle social quanto para a checagem das notícias envolvendo a vida política e administrativa dos poderes constituídos. Trata-se de um método jornalístico por meio do qual é possível certificar se a informação apurada foi obtida por meio de fontes confiáveis e, então, avaliar se é verdadeira ou falsa, se é sustentável ou não”, justificou Dr. Leonardo.

 

Segundo a relatora Lídice da Mata, é necessário fazer um mapeamento tanto da criação das publicações falsas, como das melhores formas de elas serem desmontadas.

 

Ao todo, o deputado federal Dr. Leonardo já aprovou 10 requerimentos na Comissão que está discutindo o assédio e a incitação a outras práticas prejudiciais na internet, bem como formas para combatê-las. Entre os objetos de avaliação da comissão também estão medidas contra as notícias falsas e a apuração de campanhas de desinformação nas eleições de 2018.

 

Hora e local - A audiência será às 13 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags