Prefeituras da Região Oeste de Mato Grosso pedem ajuda para combater a pandemia do Covid-19 nos municípios

July 13, 2020

 

 

 

 

A solicitação foi feita durante reunião proposta pelo deputado federal Dr. Leonardo; entre as solicitações feitas pelos prefeitos estão uma maior orientação do Governo Estadual em relação aos protocolados a serem adotados e data para recebimento dos medicamentos ja anunciados

 

 

 

Em união proposta pelo deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), 16 municípios e dois consórcios municipais da Região Sudoeste de Mato Grosso, além do deputado estadual Dr. Gimenez, decidiram na tarde desta sexta-feira (10) encaminhar, em conjunto, uma série de solicitações ao Governo do Estado em relação a medidas no combate a Covid-19 causada pela pandemia do novo coronavírus. “Estamos nos unindo em busca de uma resposta e de ações efetivas do Governo do Estado. O momento é de unirmos esforços de todas as instâncias no combate à pandemia no estado”,  afirmou o deputado federal Dr. Leonardo.

 

Participaram da reunião, além do deputado,  prefeitos, vices-prefeitos e secretários de Saúde de Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Mirassol D’Oeste, Reserva do Cabaçal,  Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. Estavam presentes também representantes da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Ediclay Coelho.

 

A habilitação de 10 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital São Luiz, de Cáceres; um protocolo unificado de atendimento precoce; cápsulas para uso de ventilação não invasivas, respiradores e uma data exata para chegada dos medicamentos já anunciados são algumas das demandas dos município da Região Sudoeste. "O Hospital São Luiz, por exemplo, já possui a estrutura física, então se for pactuado com o Estado ele consegue entregar em uma semana 10 novos leitos de UTI para atender a Região Sudoeste de Mato Grosso, que podem ser a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas”,  ressaltou Dr. Leonardo.

 

Além de definir as demandas a serem encaminhadas ao Governo do Estado, o grupo de prefeitos e deputados trocaram experiência no combate a pandemia em cada município, explicando as maiores dificuldades e estratégias que têm apresentado melhores resultado. O vice-prefeito de Vila Bela, o médico Jacob André Bringsken, salientou a importância do tratamento precoce. “Em Vila Bela nós estamos tratando os pacientes logo nos primeiros sintomas e fazendo barreiras sanitárias para orientar o cidadão sobre como se prevenir. O tratamento precoce dá certo e pode salvar muitas vidas, afirmou.  O vice-prefeito aproveitou, ainda,  para agradecer o deputado Dr. Leonardo pelo trabalho dele em favor da filantropia, em especial por Vila Bela e Pontes e Lacerda.

 

“Foi muito bom ouvir aqui a experiência de Vila Bela, mas precisamos de uma orientação em nível de Estado para todos os prefeitos”, afirmou o prefeito Sidnei Custodio, de Curvelândia. “Reunir todos para essa troca de experiência é fundamental para o encontrarmos respostas a esse desafio que tem sido a pandemia”, pontuou Ronaldo Floreano, prefeito de São José dos Quatro Marcos e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Oeste de Mato Grosso.

 

Quem também comemorou a reunião para trocas de experiências foi a vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, que ressaltou a importância das orientações que o deputado Dr. Leonardo tem prestado aos municípios. “Sempre que liguei ele me atendeu para indicar o caminho a seguir, qual a melhor solução para atender a população”, destacou Eliene. O deputado estadual e também médico Dr. Gimenez também salientou a importância do atendimento precoce. “Se apresentou sintomas de síndrome gripal, temos que tratar como Covid-19, até que prove o contrário. Não pode ficar esperando o paciente ter piora no quadro para entrar com tratamento”, afirmou o médico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Deputado Dr. Leonardo destina R$ 250 mil para saúde de Água Boa

January 13, 2020

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo